A partir do momento em que você decide que seu atual processador Intel está ultrapassado e começa a investigar uma atualização para seu PC atual, você passa a ser bombardeado com jargões técnicos. Quad-cores. Hyper-Threading. Turbo-Boosting. Tamanho da memória cache.
Mesmo para os tecnicamente versados, há um risco muito real de que você se prenda aos detalhes aqui. Infelizmente, quando se trata de escolher o processador Intel certo, esses detalhes importam muito. Muitas vezes, sobreviver sem um conhecimento básico deles não é realmente uma opção viável.
Então, qual é a diferença entre um Intel Core i3, i5, i7 e i9? O que os fornecedores querem dizer quando falam sobre gerações de conjuntos de chips? O que é hyper-threading e como saber se a velocidade do clock é boa? Além disso, também confira uma lista com os 5 melhores processadores da Intel!
Comprendendo o seu processador Intel atual
Antes de começar a comprar novos processadores, vale a pena dar uma olhada rápida em seu processador Intel atual para obter uma imagem melhor de onde está o nível de potência e desempenho do seu PC. Dessa forma, a maneira mais rápida de fazer isso geralmente é abrir o Painel de Controle, ir ao subtítulo “Sistema e Segurança” e selecionar “Sistema”.
Aqui você terá uma visão geral rápida do seu PC, RAM e SO atualmente instalado em seu PC. Em processador, você deve receber o título completo de sua CPU Intel atual. Por exemplo, o Intel Core i7-4790 ou Intel Core i7-8500U. Além disso, você também receberá um indicador aproximado da velocidade do clock da CPU, medida em Ghz. Mas voltaremos a isso e entraremos em mais detalhes posteriormente neste artigo.
Por enquanto, concentre-se na longa sequência de números anexada ao nome de sua CPU. Este detalhe pode inicialmente parecer um pouco intimidante e / ou confuso. No entanto, entender o que esses números significam não é tão difícil de analisar.
Analisando o processador
Série do processador
A primeira parte do nome – neste caso, “ Intel Core ” – informa que este CPU é feito pela Intel e faz parte de sua série de processadores Core.
O Core é a maior e mais popular linha de produtos da Intel, então você provavelmente encontrará esse prefixo na maioria dos PCs e notebooks para consumidores.
A Intel oferece outras gamas de processadores como Celeron, Pentium e Xeon. No entanto, este artigo se concentra em entender os processadores Core da Intel, então vamos fingir que eles não existem por enquanto.
Microarquitetura
Então, “i7” se refere ao estilo ou design da microarquitetura dentro da CPU.
Se ajudar, pense nisso como algo semelhante ao modo como carros diferentes apresentam classes ou tipos de motores diferentes. Dentro do contexto geral, todos esses mecanismos têm a mesma função. No entanto, a maneira exata como desempenham essa função pode variar entre as marcas de automóveis e os tipos de motor.
No caso da Intel, as diferentes classes (i3, i5, i7 ou i9) de CPUs da marca Core variam de acordo com suas especificações: o número de núcleos, velocidade do clock, tamanho do cache, bem como suporte para recursos técnicos mais avançados, como Turbo Boost 2.0 e Hyper-Threading.
Como regra geral, os processadores Core i5 e i7 para desktops são geralmente quad-core (e além), enquanto os processadores Core i3 para PCs mais simples são dual core.
SKU e os marcadores de geração
Em seguida, você tem o SKU e os marcadores de geração. Em nosso exemplo anterior, seria “4790”.
O primeiro dígito aqui – “4” – refere-se à geração da CPU, enquanto o resto – “790” – é o SKU, que é uma espécie de número de série ou ID. Isso significa que, em nosso exemplo, nosso Intel Core i7 é de quarta geração.
Leave a reply